Geoturismo

O Arquipélago da Madeira caracteriza-se, por uma excepcional concentração de sítios de interesse geológico - turístico, dado a especificidades paisagísticas reconhecidas universalmente e às caracteriscas vulcanicas que deram origem à formação do arquipelago.
O aproveitamento destes recursos naturais, podem revelar-se um beneficio para as populações locais, pois permite às comunidades garantia de sustentabilidade e promoção de bem estar.
Se por um lado, a valorização do património geológico de uma dada região, permite o incremento empresarial, o micro investimento, ajuda a preservar e a conservar, por outro. Segundo José Brilha, valorizar o património geológico implica um “ conjunto de acções de informação e interpretação, que vão ajudar o público a reconhecer o valor dos geosítios”. São exemplos deste tipo de acções, a produção de painéis informativos e/ou interpretativos, que são colocados estrategicamente, em cada geosítio ou o estabelecimento de percursos temáticos que abrangem, vários geosítios numa mesma região” (Brilha, 2005).
Brilha citando Carter, , denota que na divulgação do Património geológico, a mensagem deve ser agradável e relevante, para o destinatário, devendo procurar-se estabelecer relações entre o quotidiano e os conhecimentos do cidadão comum.” (Brilha, 2005).
O geoturismo e a geodversidadade são dimensões que se interacionam e possibilita o desenvolvimento económico de uma localidade.
Para Hose, o geoturismo consiste na disponibilização de serviços e meios interpretativos que promovam o beneficio social de geosítios geológicos e geomorfológicos, assegurando simultaneamente, a sua conservação para os de estudantes e turistas” (Jose brilha, 2005).


Para Hose (2000), os geoturistas podem também ser indivíduos que escolhem, deliberadamente, visitar locais de interesse geológico e geomorológico e exposições, que com fins educativos, quer por prazer; são geoturistas dedicados. Podem ser indivíduos, que visitam locais de interesse geológico e geomorfológico, por prazer e algum estímulo intelectual” (Brilha, 2005).
Deve-se ter em conta que se podem verificar perfis geoturistas, destintos consoante os níveis educacionais e culturais do publico alvo de uma determinada actividade geoturística.
Em baixo, encontra-se um panfleto acompanhado de um roteiro turistico, onde são oferecidos paseios culturais de grande interesse, portanto uma dinâmica relacionada com o geoterismo.








Bibliografia citada:
BRILHA, José, (2005), Património Geológico e Geoconservação: A Conservação da Natureza na sua Vertente Geológica, Palimage Editores, Braga.

Sem comentários:

Enviar um comentário