Oficina de escultura: dois exemplos contemporaneos

Nesta secção, apresentaremos o nome de alguns vultos artísticos, conhecidos no campo da arquitectura e escultura em Portugal insular. A indicar:
Escultura: Anjos Teixeira, António Aragão, Amândio de Sousa, Lurdes Almeida, Ricardo Velosa, entre outros.
Arquitectura: Norberto Melim, Agostinho Xavier Andrade, Nelson Gouveia, Paulo David entre outros, os quais tem contribuído no enriquecimento do Património edificado na RAM.
Outros dois exemplos de artistas contemporâneos, residentes na RAM, que trabalham os diversos materiais da geodiversiddade: Carmen Molina e Orlando Gois.

A arte de trabalhar o barro é desde muito cedo uma realidade na Madeira. O facto de existirem sítios na Madeira com o nome de barro indica a produção de cerâmica em pequena escala.
Eis alguns nomes que se pode constatar, massapez, salão, barreiro, barreiros, enxurros, lameiros, lamaceiros. Uma das últimas oficinas de olaria existentes na Madeira encerrou passados tres anos, situada na rua do Lazareto no Funchal. Este tipo de arte, no entanto continua nas mãos de pessoas que transformam o barro em peças originais.


Carmen Molina
Está ceramista domina bem a arte do barro, sendo que aprendeu este actividade na Venezuela, com gente da terra, procurando, identificando e extraindo, a matéria-prima no local de origem, transformando-a, até obter a pasta de moldar, para realizar os seus trabalhos criativos.
Está ceramista autodidacta, recria cenas do quotidiano e é conhecida pelos seus presépios.
No vídeo a seguir visualizaremos alguns dos seus trabalhos.




Orlando Gois
Artesão autodidacta, que trabalha vários tipos de materiais, entre os quais a palha da bananeira e pedra. Este artista domina de uma forma extraordinária o suporte pedra, conhecendo algumas variedades, as suas características e propriedades.
No vídeo seguinte, Orlando, nos apresentará alguns dos seus trabalhos, explicando como foi concebido, que tipo de pedra utilizou e características principais do material.








Trabalho realizado por:
Carmen Eloina Molina M.
Feliciano Mendonça






Sem comentários:

Enviar um comentário